A Universidade de Cabo Verde pretende multiplicar o seu potencial de transferências de conhecimentos com uma crescente oferta formativa de estudos de pós-graduação em áreas científicas estratégicas para o desenvolvimento e inovação e em modalidades que se adequam ao novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior de Cabo Verde - RJIES e o Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da Uni-CV : cursos de formação pós-graduada não conferentes de graus e ciclos de estudos visando a atribuição de graus académicos de Mestrado e Doutoramento.

Por outro lado, tem-se investido na adesão a programas de mobilidade académica (estudantes, professores e staffs) coordenados por prestigiadas universidades, que potenciam excelentes parcerias entre investigadores e intituições, pautadas por padrões internacionais de qualidade.

 

Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos (Mestrado e Doutoramento)

Descrição

O curso em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos, nos níveis de mestrado e doutoramento, compreende formação técnico-científica, facultando conhecimento e previsão do comportamento dos oceanos, com ênfase nos aspetos oceanográficos dominantes que determinam a abundância e distribuição da biodiversidade marinha. Partindo desta base comum, se direcionam em diversas áreas de especialização, capacitando o desenvolvimento de tecnologias, investigação e iniciativas empreendedoras, na utilização dos recursos marinhos vivos e não vivos.

Perfil de Entrada:

Os cursos são direcionados a todas as áreas do conhecimento Oceanografia, Química, Ciências Biológicas, Ciências do Mar, Ciências do Ambiente, provenientes de diversas unidades da Uni-CV e de outras instituições governamentais e da sociedade civil. Para a candidaturas. 0 Doutoramento devem possuir, no mínimo, o grau de Mestre e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pela Comissão Científica da área da formação e, para o caso de candidatura ao Mestrado possuir, no mínimo, o grau de Licenciatura com média final de 14 (catorze) valores e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pela Comissão Científica da área da formação. Para ambos os casos de candidatura deverão, igualmente, demonstrar proficiência básica numa língua estrangeira (francês ou inglês ou espanhol).

Perfil de Saída:

O mestre ou doutor em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos pode desempenhar as suas funções em: Instituições privadas ou públicas, ligadas à investigação nas áreas do ambiente, das pescas ou da aquacultura. Profissões liberais, consultadorias e assessorias e no desenvolvimento de novas empresas, especialmente em áreas de gestão costeira, inovação biotecnológica, aquacultura e valorização de produtos com origem em recursos marinhos vivos.

 

img3