Curador do MuseuOs biólogos da FECM, estudantes e pessoas que trabalham na área de conservação de espécies receberam uma formação em museologia e coleções de história natural. A formação decorreu entre os dias 4 a 8 de Novembro e foi ministrada pelo biólogo e Curador do Museu História Natural da Madeira, Manuel José Biscoito, tendo como objetivo legar uma base científica ao projeto de catalogação das espécies de Cabo Verde já em curso.

Esta formação conta com o financiamento do Fundo do Ambiente, enquadrado dentro do projeto Biocatalog – Projecto de Catalogação de espécies de Cabo Verde - resultante de uma parceria entre o Centro de Observação e Investigação Ambiental (COIA) e a Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar da Uni-CV (FECM-UniCV). Segundo o Coordenador do projeto, o biólogo marinho e docente da Uni-CV Evandro Lopes, o projeto visa criar uma coleção biológica, cujas bases metodológicas vão ser demostradas pelo curador do Museu de História Natural da Madeira, preparando o país para que no futuro possa vir a ter seu próprio museu de história natural.

Para o biólogo Manuel Biscoito, este é um passo histórico para Cabo Verde e espera poder dar o seu contributo através da sua larga experiência em museologia. Sendo um projeto muito útil do ponto de vista científico, social e académico, é preciso contar com o apoio de todos, dentro e fora da Universidade. No futuro espera-se que o projeto possa ter uma representatividade da flora e fauna marinha e terrestre.