bannercondecoracao.jpg 

IMG_5536.jpg

No dia alusiva ao Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, o Governo do Brasil através da sua Embaixada em Cabo Verde, condecorou a Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, com a Medalha Mérito Tamandaré, o Presidente, João do Monte Duarte, e o Vice-Presidente, Manuel Eduardo Fortes Tavares Almeida,  da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM), com a Medalha Amigo da Marinha do Brasil, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na investigação científica e na promoção das ciências do mar.

A Embaixada do Brasil em Cabo Verde foi o local escolhido para as condecorações, ato que contou com a presença do Senhor Embaixador do Brasil, Dr.  José Carlos de Araújo Leitão, do Senhor Capitão de Mar e Guerra, Adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Dr. Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt, Embaixadores (as), representantes de Instituições internacionais sediadas em Cabo Verde e restantes membros do corpo diplomático, membros da Equipa Reitoral, dirigentes das Unidades Orgânicas e dos Serviços, colaboradores da Embaixada do Brasil e demais convidados.

A cerimónia iniciou-se com uma breve mensagem do Presidente da República Federativa do Brasil, Machel Temer, alusiva ao Dia do Marinheiro, prestando uma justa homenagem à Marinha do Brasil que, atualmente, é formada por 80 mil civis e militares que dão prova diária de honradez e patriotismo no comprimento dos seus deveres constitucionais.  

A Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo Decreto n.º 42.111, de 20 de agosto de 1957 e destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando os seus feitos ou realçando os seus vultos históricos.

IMG_5434.jpg

 

 

 O Senhor Capitão de Mar e Guerra, Adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Dr. Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt, parabenizou a Magnífica Reitora da Uni-CV, bem como os Professores João do Monte Duarte e Manuel Eduardo Fortes Tavares Almeida pelo “trabalho de incentivo à investigação cientifica e à promoção das ciências do mar, por isso são dignos desse reconhecimento por parte da Marinha do Brasil em função dessas ações que muito contribuíram para o desenvolvimento do poder marítimo cabo-verdiano”. Destacou, ainda, a vitoriosa trajetória do ensino profissional marítimo cabo-verdiano ministrado pela Universidade de Cabo Verde cujo padrão de excelência se deve muito à abnegação a entusiasmo pessoal dos homenageados.   

 

 

 IMG_5449.jpg

A condecorada, Judite Medina do Nascimento, em seu nome pessoal em nome do Prof. João do Monte e do Prof. Manuel Fortes, mas igualmente do coletivo da  comunidade académica, endereçou palavras de agradecimento profundo à Marinha brasileira e a S.Exª o Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar Leal Ferreira, ao adido Naval da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, S.Exª o Capitão de Mar e Guerra, Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt e ao Governo Brasileiro, através de S.Exª. o Embaixador do Brasil, Dr. José Carlos Leitão, pela honra que  lhes concederam de serem merecedores de tão alta distinção.

A Reitora da Uni-CV, pela 3ª vez condecorada, reforçou que a Universidade de Cabo Verde está triplamente homenageada neste ato. “A economia azul, eleita um dos pilares da estratégia de todos os organismos internacionais para atingir o desenvolvimento sustentável dos países, é igualmente um dos principais focos do PEDES. A Uni-CV está totalmente sintonizada com essa estratégia e definiu o setor marítimo e marinho como uma área prioritária de desenvolvimento, tanto no Ensino, como na Investigação e na Extensão universitária; O percurso da formação nesse setor é longo e data da fundação, em janeiro de 1984, do Centro de Formação Náutica, mais conhecido como a Escola Náutica do Mindelo, que foi evoluindo e transformou-se na atual FECM.  A reitora frisou que todo o setor está a ser repensado por forma a se sintonizar as estratégicas e metas da Uni-CV com as tendências mundiais e nacionais.

Neste novo mandato, a internacionalização e a cooperação internacional continuam a estar na vanguarda da estratégia de desenvolvimento da universidade. Na reitoria e nas unidades orgânicas a gestão da cooperação internacional e da internacionalização irá ser reforçada. O Brasil é o segundo país com qual a Uni-CV tem acordos de cooperação e é o país com o qual desenvolve mais programas ativos de cooperação, com Mestrados e doutoramentos, publicações cientificas, investigação aplicada e uma mobilidade intensa de docentes e estudantes. E sublinhou, que a estratégia de capacitação avançada de docentes da Uni-CV tem sido implementada com um suporte muito grande do Brasil, nomeadamente, através do apoio da CAPES.

O dia foi marcado ainda com outras condecorações a personalidades como o Senhor Embaixador do Brasil, Dr.  José Carlos de Araújo Leitão, o atual Cônsul de Cabo Verde em Roterdão, Gregório Santos Semedo, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMFA), major-general Anildo Graça Morais.

IMG_5483.jpg

 

 

 

Por fim, o Senhor Embaixador do Brasil, Dr.  José Carlos de Araújo Leitão, sublinhou que o Atlântico une o Brasil a Cabo Verde, porque na verdade o mar tem uma importância muito grande para ambos os países. O Dia do Marinheiro é celebrado no dia 13 de dezembro, marca a data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. É considerado um dia muito relevante e, por isso, são condecoradas várias personalidades pelo trabalho feito em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e Brasil.

{os-gal-1}