WhatsApp Image 2018-11-19 at 11.12.04.jpeg

Na semana de 12 a 17 de novembro, a Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu três investigadores da Universidade de Las Palmas, Gran Canárias, para ministrarem um curso em estudo de “Diversidade Genética de salinas Tradicionais”. Participaram do curso 10 alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas, que no final receberam o diploma de participação.

Este curso encontra-se integrado dentro do Projeto MACBIOBLUE (Projeto Demonstrativo e de Transferência de Tecnologia para ajudar as empresas a desenvolver novos produtos e processos no campo da Biotecnologia Azul da Macaronésia, Interreg-MAC 2014-2020 MAC / 1.1b / 086).

O curso (com uma carga horária de 28 horas) teve como objetivo transferir conhecimentos e treinamento em diversidade biológica em salinas (microalgas, cianobactérias, bactérias e Artemia spp.) para determinar a qualidade e o rastreamento, de acordo com a diretiva RD 1424/1983, para a obtenção, circulação e comercialização de sal e salmouras comestíveis, bem como metodologias de controlo e monitoramento da qualidade ambiental nas águas de origem e nas salinas.

O curso focou no uso de ferramentas moleculares para o estudo da diversidade nos ecossistemas singulares das salinas e o monitoramento do equilíbrio necessário para a produção de sal.