A Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM), da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), recebeu, de 12 a 15 de novembro de 2018, a visita de três investigadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC – Brasil).

A visita realizou-se no âmbito de um trabalho de parceria entre os investigadores do Grupo Disciplinar de Ciências Biológicas da FECM e da Labomar (UFC), com o objetivo de estreitar laços de colaboração nas áreas das “Mudanças Globais e Conservação Marinha”, “Conetividade no Atlântico Tropical” e, ainda, na área da “Genética Marinha e Aplicações em Aquicultura”.

Durante a visita, foi realizado um ciclo de palestras e um encontro com os estudantes do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) em Oceanografia e Gestão de Recursos Marinhos. Os investigadores brasileiros informaram que a UFC oferece vagas e bolsas para estudantes interessados nos programas de Pós-graduação da UFC (mestrado e doutoramento) em Ciências Marinhas Tropicais. Os investigadores brasileiros também tiveram a oportunidade de conhecer o Ocean Science Centre Mindelo (OSCM) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), sedeado no Mindelo.

Ficou acordado que, para 2019, investigadores da UFC de outras áreas poderão também visitar a Uni-CV. Em relação à parceria Labomar / FECM, traçaram-se algumas linhas de investigação que, a curto prazo, deverão ser trabalhadas.WhatsApp Image 2018-11-19 at 10.55.09 (2).jpeg