Comandante da Marinha Brasil Eduardo Bacellar Leal FerreiraUniversidade de Cabo Verde, em São Vicente, foi hoje, 20, palco de uma palestra intitulada “A importância geopolítica do Oceano Atlântico”. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante da Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que destacou a importância de Cabo Verde na atividade marítima brasileira.

Na palestra apresentada hoje na Uni-CV, na Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar (FECM), o comandante Eduardo Bacellar Leal Ferreira começou por definir Cabo Verde como o principal elo de ligação entre o Atlântico Norte e o Atlântico Sul e, consequentemente, uma região de intenso ritmo de navegação.
“O país tem um grande poder de influenciar, como também grande probabilidade de ser afectado por estes dois lados do Atlântico. Todo o navio brasileiro com destino à Europa passa por Cabo Verde.”, afirmou o comandante.

Durante o evento foram muitos os tópicos abordados, entre os quais os aspectos geoestratégicos, os aspectos económicos, e os conflitos e ameaças à segurança do Atlântico Sul.

Por fim, em seu discurso, o comandante Leal Ferreira desejou ser possível uma cooperação entre os dois países.
“Vejo um enorme potencial de parceria entre as marinhas do Brasil e de Cabo Verde”, disse o comandante.

Antes do encerramento, o Embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos Araújo Leitão, definiu a palestra como uma “aula magna e muito relevante” e enfatizou a miscigenação como mais um elo de ligação entre os países.

O presidente da FECM, João do Monte, deixou as suas palavras de agradecimento a todos os presentes e a oportunidade dada à Uni-CV de fazer parte de um evento de elevada importância.

A palestra contou com a presença de representantes militares, consulados, de governo, docentes, funcionários e dos alunos da Uni-CV.