semanaTIC1718 1

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Telecomunicações realizou no Pólo do Mindelo da Universidade de Cabo Verde, a III Edição da Comemoração do dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, com o tema Permitir o uso da inteligência artificial para o uso comum, evento este que aconteceu no dia 17 de maio de 2018, nas instalações da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM).

O evento contou com a participação especial de um conferencista internacional, o Professor e Investigador Torsten Braun, da Universidade de Bern na Suiça, que apresentou suas pesquisas em Caching and Computing in Mobile Edge Networks. Docentes e discentes da FECM também apresentaram trabalhos na área. O Prof. Mestre Jandir Medina apresentou um Sistema de Controlo de Presença em Sala de Aulas com base em Reconhecimento Facial, tecnologia essa que o docente desafiou o Governo de Cabo Verde a utilizar nos aeroportos como forma de aumentar a segurança no controlo dos passaportes.O conferencista Marcos Ferreira apresentou o App Self Service criado pela empresa DoutVisi

ons, que se trata da 1ª loja digital do mundo onde não será preciso fazer downloads para aceder a aplicações na nuvem, com lançamento previsto para breve.

semanaTIC1718 - Torsen Braun

Dois ex-estudantes da FECM (Engº Wilson Fonseca e Engº. Alexon Delgado) apresentaram seus projetos de fim de curso durante o evento. Fizeram parte do evento também 

as duas empresas de telecomunicações de Cabo Verde (CvTelecom e Unitel Tmais), a agência reguladora das telecomunicações (ANAC).Ainda no âmbito das celebrações deste dia, os estudantes foram desafiados a participar da 2ª Edição do Concurso de Programação (FECMProg) durante os dois dias que antecederam o evento. Foram onze grupos inscritos de todos os anos dos cursos de LEIC (Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores), LEIT (Licenciatura em Engenharia Informática e de Telecomunicações) e LEE (Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica).Todos os participantes receberam certificados e os vencedores (Nuno Barros e Daniel Pires – Grupo Meltdown) também foram premiados com Tablets oferecidos pela Empresa Unitel Tmais.

Para o Prof. Doutor António Varela, Vice-Reitor para a Integração Tecnológica e Inovação da Uni-CV, trata-se de um importante evento, que visa a produção e disseminação do conhecimento para toda a academia e sociedade no geral, uma missão que a Universidade pretende continuar a cumprir na íntegra.

33168534 10156310821878433 7655570924975947776 n